No mês de dezembro a Fazenda Cabeceira do Prata (Jardim-MS) realizou a reforma de pastagens em algumas invernadas e piquetes, com o intuito de aumentar a capacidade de suporte.
Em todas as áreas foram feitas correções de solo com calcário e gesso e aplicado MAP e KCl (Cloreto de Potássio).
O trabalho realizado pela equipe da fazenda contou com a orientação de um Engenheiro Agrônomo.
Veja abaixo as fotos:
No piquete dos Carneiros foi realizado o plantio de milheto e também distribuídas as leguminosas Calopogônio (Callopogonium mucunoides Desv.) e Estilozantes Campo Grande.
Já no Piquete Ipês (fotos abaixo) nota-se ao fundo a vegetação preservada. Na área há alguns coqueiros e árvores da espécie Araticum.
Durante as atividades uma forte chuva atingiu a região, fazendo com que o solo se compactasse dificultando, assim, o nascimento da pastagem.
Na foto abaixo percebe-se a formação de massai no Piquete da Guavira:
Na foto acima nota-se a presença de gado para pastejo.
A foto acima mostra a Invernada Jabuti aonde foi plantado o pasto piatã e as leguminosas Calopogônio e Estilozantes Campo Grande, que auxiliarão na fixação de nitrogênio capturado no ar, reduzindo assim os custos de manutenção das pastagens.
Abaixo a Invernada Jacaré. Também foi plantado o pasto piatã e leguminosas Calopogônio (Callopogonium mucunoides Desv.) e Estilozantes Campo Grande.
Espera-se com essas reformas aumentar a capacidade de suporte em 2 ou até 2,5 vezes.