A Fazenda Cabeceira do Prata (Jardim-MS) sediou no dia 5 de dezembro o Curso de Construção de Pilha de Compostagem, promovido em parceria com o Instituto das Águas da Serra da Bodoquena (IASB) – Projeto Ilhas Verdes.
A capacitação teve como objetivo orientar os participantes sobre o reaproveitamento de materiais orgânicos por meio da compostagem, além de disseminar tecnologias sustentáveis para melhorias na produtividade, diminuição de custos e agregação de valor aos produtos ofertados.
Participaram do curso produtores rurais, empresários do setor de ecoturismo e funcionários públicos de Bonito.
Segundo Valdenir Roberto de Souza, “os participantes conhecertam os projetos ambientais desenvolvidos na fazenda e fizeram a construção de uma pilha de compostagem, atavés de folhas de varredura de quintal e esterco bovino”.
A coordenadora do IASB, Liliane Lacerda, revelou que “a ação só foi possível graças a parceria com o atrativo Recanto Ecológico Rio da Prata e apoio da Secretaria Municipal de Produção e Desenvolvimento Rural de Bonito”.
Sobre Compostagem:
O que é:
É a produção do composto orgânico formado por matéria orgânica umidificada, obtida a partir da transformação de restos orgânicos pela ação microbiana do solo.
Benefícios:
– A compostagem fornece um material rico em nutrientes que melhora o desenvolvimento das plantas;
– Atua no solo como uma esponja, ajudando-o a reter a umidade dos nutrientes;
– Melhora as características dos solos, independentemente de sua classificação, concedendo-lhe outra estrutura;
– Solo rico em composto é menos afetado pela erosão;
– Sua utilização diminui a necessidade de uso de fertilizantes químicos;
– A compostagem de resíduos reduz significativamente a quantidade de resíduos a depositar em aterro.
Vejas as fotos da capacitação: