Colaboradores da Fazenda Cabeceira do Prata (Jardim-MS) realizaram no dia 28 de dezembro de 2017 o início do plantio de eucalipto citriodora (Corymbia citriodora) no piquete da cana. O plantio faz parte do sistema silvipastoril implantado na fazenda, nos quais forrageiras e/ou animais e árvores são cultivados, simultânea ou sequencialmente, na mesma unidade de área.
Será utilizada uma área de 2,5 hectares. O plantio será realizado com um espaçamento de 3 metros x 12 metros, que permitirá a entrada da luz solar no local mantendo assim o capim por baixo das árvores. “Dessa forma poderemos utilizar o pasto para o gado quando as árvores atingirem um tamanho resistente”, revela Teódison Gonçalves, gerente da fazenda.
A expectativa é plantar cerca de 500 mudas no local. De início foram plantadas 200 mudas e o terreno está sendo preparado para o plantio de mais 300.
Segundo informações de Teódison Gonçalves, a preparação do local consiste na realização do coroamento de 1 m x 1 m; fazer cova; misturar compostagem na cova; realizar o plantio. Após esses passos é realizado o roçamento do espaçamento entre uma muda e outra e, para finalizar, adiciona-se palha de capim em volta da muda.
Objetivo desse plantio é produzir lenha para o uso na casa do doce.
Veja as fotos: