No último dia 26 foi realizado na Fazenda Cabeceira do Prata (Recanto Ecológico Rio da Prata- Jardim MS), o 1º procedimento de Fertilização in Vitro – FIV – biotecnologia onde todos os processos fisiológicos: maturação folicular, fertilização e desenvolvimento embrionário são obtidos em laboratório (in vitro), fora do útero animal, ao contrário da clássica Transferência de Embriões (TE).
De acordo com o relatório de aspiração folicular emitido pela Embryosul (empresa responsável pelo procedimento), todas as doadoras são excelentes novilhas da raça Gir Leiteiro. São elas:
– Injeção Brasília (RRP-6567), com 16 oócitos viáveis;
– Derbati Villefort (IVAR – 718), com 61 oócitos viáveis;
– Celestial Villefort (IVAR – 400), com 72 oócitos viáveis;
– Dalta Villefort (IVAR – 1024), com 25 oócitos viáveis;
– Duida Villefort (IVAR – 776), com 14 oócitos viáveis.
O rendimento da fertilização totalizou a coleta de 188 oócitos viáveis.
Na foto Rodrigo Santos e veterinário Ivan da Mata (blusa listrada).
O procedimento de aspiração folicular, realizado por Rodrigo G. Santos, teve o acompanhamento do veterinário local, Ivan da Mata e também do capataz da fazenda Caciano Chaves (foto abaixo).
Após esse processo, Marcus, técnico responsável pela parte laboratorial, fez a separação dos oócitos viáveis para encaminhar para o laboratório em Campo Grande (foto abaixo).
Foram introduzidos nos ovócitos (
óvulos imaturos aspirados com auxílio do aparelho de ultrasonografia) os sêmens dos renomados
touros C.A. Sansão (1º colocado no ranking Gir Leiteiro da PNMGL – Programa Nacional de Melhoramento Genético do Gir Leiteiro), e
Barbante TE Kubera (9º colocado no mesmo ranking).45 novilhas estão à espera dos embriões coletados. São novilhas, com aproximadamente 16 meses de idade, cruzadas
meio-sangue Black Angus.
“Esperamos desmamar 20 crias da raça Gir Leiteiro com o resultado dessa aspiração“, afirma Eduardo Coelho, proprietário da Fazenda Cabeceira do Prata.
Criação na Fazenda Cabeceira do Prata
A Fazenda Cabeceira do Prata deu início ao seu rebanho da raça Gir Leiteiro em 2010. Os animais vêm a somar na diversificação de atividades da fazenda que, além de ter como base o ecoturismo, atua na criação de gado de corte e possui também plantel de equinos da raça Crioula.O objetivo da criação da raça Gir é ampliar a produção de leite de alta qualidade para fabricação artesanal de doces e queijos oferecidos aos turistas e formar um rebanho de animais de alto padrão.
Fotos: Acervo Rio da Prata