A Fazenda Cabeceira do Prata, localizada em Jardim (MS), recebeu no dia 16 de agosto a visita do zootecnista Pedro Henrique Vilela Carvalho, que ministrou a palestra “Aspectos Práticos na Aplicação de Medicamentos e Vacinas por Meio Injetável”.
O evento faz parte do Projeto Doutor no Campo – da Macal Soluções em Nutrição, O qual busca levar informação para dentro das propriedades com o intuito de qualificar a mão de obra presente no campo. Segundo Pedro Henrique, “o projeto tem como marca de que Não é apenas um treinamento, é uma experiência, e este foi o nosso objetivo quando realizamos na última sexta-feira a palestra na Fazenda Cabeceira do Prata”.
A palestra foi dividida em dois momentos: motivacional e prático.
Na abordagem sobre os temas motivacionais, se destacaram: A importância de uma visão de longo prazo, nos benefícios que as atitudes tomadas hoje nos darão no futuro; a importância das constantes mudanças que ocorrem no mundo de em que vivemos, e que somente quem se adequar melhor a elas e tiver vontade e atitude para mudar é quem se sustentará no mercado e as propriedades rurais se tornaram empresas, então qualquer erro ou distração que tivermos poderá gerar prejuízos para a empresa.
Como a palestra abordou o tema “Manter o rebanho sadio e rentável, diminuindo as perdas”, os colaboradores tiverama oportunidade de ver na prática os seguintes temas:
– A importância do PDCA – Abordando o quanto é necessário se Planejar (montar calendário de execução de atividades com “O que? Quem? Quando fazer?”), Desenvolver, Checar e tomar as Ações de correção cabíveis para cada caso. Objetivando assim um melhor andamento de todo o sistema produtivo.
– Diferenças entre Vacinas e Medicamentos;
– Como transportar e conservar;
– Para que serve;
– Qual a dosagem deve ser aplicada;
– Por qual via deve ocorrer a aplicação;
– Qual a data de validade do medicamento;- Principais vacinas para bovinos abordando
época de aplicação, categoria animal, onde aplicar e finalidade, entre elas: – Brucelose, Clotridiose, Botulismo, Febre Aftosa, Leptospirose, Raiva, IBR/BVD;
– Tipos de seringas (manual e automática);
– Como é realizada a limpeza das seringas;
– Tipos de agulhas;
– Problemas e prejuízos causados pelo manejo incorreto no momento da aplicação;
– A importância da condução dos animas de maneira correta;
– A importância do manejo racional dento do mangueiro.
De acordo com Teódison Gonçalves, gerente da Fazenda Cabeceira do Prata, os colaboradores que participaram elogiaram a didática e a forma como o profissional repassou as informações, de forma clara, calma e sucinta.
Participaram da palestra os seguintes funcionários: Caciano, Zé Vicente, Wostão, Waldemir, Dorival, Carlos e Osvaldo que atua na Estância Mimosa, fazenda localizada em Bonito (MS).