A Fazenda Cabeceira do Prata (Jardim-MS) realizou no dia 31 de agosto embarque de gado Gir Leiteiro para o Paraguai.
Pedro Carmelo Alonso Godoy, proprietário da Fazenda Doña Mercedita, localizada em Pedro Juan Caballero (PY), adquiriu o touro Desafio FIV Cabec. do Prata e mais quatro novilhas da raça, Doutora, Estrela, Espoleta e Escandinavia.
Os animais foram transportados pela empresa JB Transportes, de Jeferson Barbosa, até a sede da Embriza Biotecnologia, em Campo Grande (MS), na qual ficam em quarentena até o destino final, o Paraguai.
Para que os animais sejam entregues ao outro país é necessário passar por algumas etapas. Carlos Alberto Zanenga, Diretor Administrativo da Embriza Biotecnologia, revelou como é realizado o procedimento.
“Após a chegada dos animais na Central da empresa, abre-se quarentena junto ao Ministério de Agricultura, período que compreende entre 70 a 90 dias, no qual são realizados exames sanitários exigidos pelo país importador“.
Segundo Zanenga, para o Paraguai são solicitados os seguintes exames: Campilobacter (x2), Trichomonas (x2), BVD (x1), Leucose (x1), Lingua Azul (x1), Brucelose (x2), Tuberculose (x2); vacinas como Carbunculos bacteriano e sintomático e tratamento contra endo e ecto parasitos.
“Após a realização dos exames, com resultados negativos, será emitido o Certificado Zoosanitário Internacional, pelo Ministério da Agricultura e autorização para embarque dos animais”, revela Zanenga.
Define-se então uma data para a realização do embarque,feito em caminhão lacrado e na presença de integrantes da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro).
“Os caminhões que transportam o gado para exportação, devem ter autorização para trânsito internacional”, acrescenta ainda Zanenga.
Interessado em animais da Fazenda Cabeceira do Prata?
Visite o site e veja alguns exemplares à venda: